Rio Grande do Sul registra 1º caso de gripe aviária; Brasil possui 13 confirmações
- 30/05/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Claudia Brasileiro /E-bird
Na noite desta segunda-feira (29), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. A doença foi detectada em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, conhecida como cisne-de-pescoço-preto.
O animal encontrava-se na Estação Ecológica do Taim, que em seguida foi fechada para visitantes. 74 propriedades rurais, em um raio de 10 km do local, foram visitadas pelas equipes de vigilância do estado.
O Brasil soma 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres, sendo um Sterna hirundo (nome popular Trinta-réis-boreal), no município de Piúma (ES) - onde houveram mais casos - e um Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
Na semana passada, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres para evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.
O Ministério recomenda acionar o serviço veterinário local ou notificar o e-Sisbravet, em caso de encontrar aves doentes ou mortas, pois as infecções podem ocorrer pelo contato com aves infectadas.
O Mapa também afirma que a doença não é transmitida para o ser humano através do consumo de carne de aves ou ovos.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br