Juazeiro do Norte: Servidores ameaçam deflagração de greve geral no próximo dia 15
- 07/06/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Sisemjun/ Divulgação
Uma assembleia geral marcada para o próximo dia 15 deve decidir sobre a deflagração de greve geral no funcionalismo público de Juazeiro do Norte. A mobilização é motivada pela proposta de reajuste salarial de 5,79% apresentada pelo Executivo. No fim de maio, servidores públicos municipais aprovaram estado de greve - momento de mobilização, com atividades que antecedem a deflagração definitiva de uma greve.
Nessa terça (6), o presidente do sindicato que representa a categoria reforçou que os servidores não aceitarão reajuste inferior a 10% e alertou sobre a iminência de nova greve geral. Em ato na Câmara Municipal, ele também apontou aumento no número de contratações temporárias nos últimos 17 meses.
"De janeiro de 2022 para cá, os servidores tiveram reajuste de apenas 11,05%. Nesse mesmo perÃodo o prefeito Glêdson Bezerra dobrou as despesas com contratações temporárias", disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), Marcelo Alves. "Se nada o governo apresentar que possa satisfazer os servidores, mais uma greve geral teremos em nossa cidade", alertou.
Na Câmara Municipal, o presidente Capitão Vieira Neto (PTB) já afirmou que não colocará a proposta em votação antes de um acordo entre as partes. Nesta quarta (7), representantes da Procuradoria do MunicÃpio se reuniram com vereadores e sindicatos para discutir a possibilidade de aplicar um percentual de reajuste maior que 5,79%. Na ocasião, ficou acordado que o municÃpio apresente uma nova proposta até o dia 30.
"O municÃpio vai estudar uma forma de aumentar esse percentual e, no máximo até o dia 30, vai trazer essa proposta de aumento maior do que 5,79%. O municÃpio também se comprometeu em fazer um levantamento de todos os cargos temporários e da necessidade desses contratos", disse Capitão Vieira após a reunião.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br