Banco do Nordeste assina contrato com a Agência Francesa para ações de infraestrutura
- 17/06/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: SRH
Nesta quarta-feira (14), o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e a diretora regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Laetitia Dufay, assinaram um convênio de captação de 150 milhões de euros, equivalentes a cerca de R$ 790 milhões para o financiamento de projetos de infraestrutura sustentável com foco em energia renovável e saneamento básico nos estados na área de atuação do BNB.
Os projetos que envolvem manejo de resíduos sólidos, energia renovável, saneamento básico e cidades sustentáveis podem ser financiados.
Segundo o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, a AFD prioriza o Nordeste para investimentos nas áreas de desenvolvimento. Nós temos uma deficiência alta em abastecimento de água e esgotamento sanitário. O Ceará negocia com a AFD desde 2022, e já possui uma carta consulta aprovada para um empréstimo de 100 milhões de euros, para ações do Projeto Malha Dágua, ponta.
O convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento está sendo firmado após construção de propostas, análises de viabilidade técnica e reuniões de representantes europeus ao Banco do Nordeste.
Além do repasse de recursos ao Banco do Nordeste, a Agência Francesa de Desenvolvimento assinou convênio com a Cagepa no valor de 50 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões).
Também participaram do evento os secretários de Planejamento da Bahia, Cláudio Ramos Peixoto, e de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga Filho, o presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Fernandes Neves, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna de Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Flávio Gomes Rodrigues.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br