Centro Cultural do Cariri realiza I Ciclo Formativo de Presença Cênica; saiba como participar
- 20/06/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Divulgação
Entre 4 de julho a 3 de agosto, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo promove o I Ciclo Formativo Presença Cênica, que contará com oficinas facilitadas por Aury Porto, Vera Hamburger e Silvania de Deus. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de junho.
O Ciclo também inclui discussões para a construção do Plano Político Pedagógico do Teatro Escola do equipamento e busca ampliar o entendimento de artes cênicas, estabelecendo um processo de troca e escuta junto aos participantes.
Queremos ouvir quem já faz teatro ou quem gostaria de fazer e trazer outras noções acerca da linguagem, abraçando a dança, a música, a performance, as culturas tradicionais, o slam, qualquer manifestação que exige uma presença cênica, explica Américo Córdula, Gerente de Teatro do Centro Cultural do Cariri.
O ator e dramaturgo Aury Porto irá ministrar a oficina Onde acontece o teatro?. A atividade será dividida em duas turmas, uma iniciante, para participantes de 13 a 17 anos, e a segunda, para maiores de 18 anos.
Vera Hamburger estará facilitando a oficina Laboratório Fronteiras Permeáveis, que investigará o espaço do teatro como linguagem, assim como seus mecanismos de funcionamento e de criação da obra, seja performática, cênica, audiovisual ou expositiva.
A estilista Silvania de Deus abordará na oficina Do vestir um experimento da linguagem do figurino e da moda, a partir de técnicas simples de modelagem e costura, tem como objetivo desenvolver, através da observação detalhada do corpo, a consciência do vestir-se.
Sobre os facilitadores
Aury Porto é ator, dramaturgo e diretor. Estreou profissionalmente com o grupo A Barca de Dionísio na peça Leonce e Lena de Georg Buchner com direção de William Pereira. Em 1990, fundou com o diretor e dramaturgo Paulo Faria a Companhia Teatro Dragão do Dito. Participou das cinco peças que compõem a obra Os Sertões e é um dos fundadores da Mundana Companhia. Atualmente está em processo de criação do solo de Autoficção denominado Meu nome: Mamãe.
Foto: Divulgação
Artista, designer de moda/estilista, tarologista e educadora, Silvania de Deus dá voltas na costura desde menina no ateliê de sua mãe, entre tecidos, estampas, tesouras, rendas e babados. Em 1994, criou seu próprio ateliê e o design de duas marcas: Silvania de Deus e Nêga Assanhada. Desenvolve projetos acadêmicos sobre moda, voltados ao trabalho social junto a comunidades de artesãs e jovens.
Foto: Divulgação
Vera Hamburger é graduada em Arquitetura e Urbanismo, é Mestre em Artes Cênicas. Desde 1985, atua nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se à pesquisa e ensino sobre a área desde 2003.
Foto: Divulgação
Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br