Ibama apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão com origem irregular

  • 20/06/2023
  • 0 Comentário(s)

Ibama apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão com origem irregular

O Ibama apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas, ilegalmente, para a Ásia. As barbatanas declaradas são de duas espécies de tubarão: tubarão Azul (Prionace glauca) e tubarão Anequim, também conhecido como Mako (Isurus oxyrinchus). Foto: Ibama/Gov.Br

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas de forma ilegal para a Ásia. As espécies foram identificadas como tubarão Azul (Prionace glauca) e tubarão Anequim, também conhecido como Mako (Isurus oxyrinchus). Estima-se que 10 mil tubarões foram mortos.

De acordo com o Ibama, a apreensão pode ser a maior registrada no mundo, considerando que foi feita no local onde os animais foram capturados. “Esse pescado foi realizado em várias regiões do litoral brasileiro, principalmente na Região Sul. [...] No Brasil, praticamente não há consumo desse tipo de produto [...]Fizemos toda a cadeia reversa de produção, onde foi possível constatar as irregularidades praticadas”, afirmou o diretor da Diretoria de Proteção Ambiental, Jair Schmitt.

A maioria das barbatanas foi apreendida em uma única empresa exportadora, localizada em Santa Catarina, sendo registradas um total de 27,6 toneladas de barbatanas. Outra empresa, que tentava exportar 1,1 tonelada, foi flagrada por equipe do Ibama no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Mesmo o país não permitindo a pesca direcionada para tubarões, as embarcações “valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida”, afirma o Ibama.

Ainda de acordo com o órgão, durante as análises “constatou-se várias irregularidades cometidas pelas embarcações, que vão desde a captura com ausência de licença para àquela modalidade de pesca, captura direcionada para tubarões em desacordo com a licença de pesca e pesca proibida com o uso de equipamentos de pesca em desacordo com a legislação”.

O Ibama aponta a captura indiscriminada e irregular como causa da diminuição drástica das populações de tubarões em todo mundo, com várias espécies se tornando ameaçadas de extinção, incluindo o tubarão Anequim, que no último dia 22 de maio entrou para a lista nacional.

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. SE NÃO FOR POR AMOR

Amado Batista

top2
2. Já Não Sei Mais Nada

Bruno & Marrone

top3
3. Passáro de Fogo

Paula Fernandes

top4
4. Chuva de Honestidade

Flávio Leandro com Cícero Mendes e Chico Justino

top5
5. Mozão

Lucas Lucco

Anunciantes