Fatec Cariri busca criar recomendação da adubação nitrogenada para o algodoeiro no Cariri
- 11/07/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Ascom Centec
Um estudo realizado por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri avaliou a recomendação da adubação nitrogenada para o algodoeiro nas condições do solo, clima, temperatura, chuvas, umidade, dentre outras, da região cearense.
A pesquisa, desenvolvida pelo professor Aureliano Albuquerque, do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, em conjunto com alunos bolsistas do programa de iniciação científica do Centec, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), teve parte dos resultados publicada no periódico Brazilian Journal of Biosystems Engineering.
Na pesquisa foi observado que, de maneira geral, quantidades de nitrogênio superiores a 120 kg ha-1 prejudicam o crescimento e a produção de matéria seca do algodoeiro nas condições de clima e solo do Cariri cearense. Foi verificado também que a adubação nitrogenada excessiva reduz a eficiência de uso do nitrogênio pelo algodoeiro.
O experimento foi realizado apenas na região do Cariri, assim, os pesquisadores julgam ser necessário a realização de estudos em diferentes locais do país, para que a elaboração de recomendações da adubação nitrogenada seja mais precisa para a cultura do algodão.
Por Raiana Lucas
Miséria.com.br