Médica destaca importância do diagnóstico precoce na oncologia
- 12/07/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Guto Vital
O Dia do Oncologista, celebrado em 07 de julho, é uma data importante para reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam ao estudo e tratamento do câncer. Nesse contexto, o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo se destaca como uma referência na região no tratamento da oncologia.
Em entrevista a equipe da TV Miséria, a médica oncologista Sofia Brito, que atua no hospital, ressaltou a importância do tratamento precoce no combate ao câncer. Segundo ela, a detecção precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de cura e permite que o tratamento seja menos invasivo.
O tratamento deve iniciado após o diagnóstico com médicos especialista. Doutora Sofia explica que: "A partir dos sintomas iniciais, por exemplo sentiu um nódulo na mama, o paciente não deve se dirigir ao setor de oncologia do hospital, é preciso procurar seu médico para que seja dado o diagnóstico, e só depois é iniciado o atendimento especializado em oncologia."
De acordo com a médica, os tipos de câncer mais incidentes, atendidos no HMSVP são: de mama, colo do útero, pulmão e próstata. "Dos casos mais incidentes em mulheres, o câncer de mama, a gente sabe, que quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. Em relação ao câncer de colo de útero, é um tumor que pode ser evitado apenas com o exame de prevenção anual". Doutora Sofia complementa dizendo que "é injustificável a gente ter tantos casos de câncer de colo de útero, que é um tumor totalmente passível de prevenção".
A recomendação é que seja adotada uma vida saudável, através da prática de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e balanceada, não fumar e não consumir bebidas alcóolicas, além de fazer os exames de rotina. A médica finalizou a entrevista dizendo que os fatores genéticos, a hereditariedade também podem estar associadas ao desenvolvimento da doença, mas quando monitorado, através de exames preventivos e associados a um estilo de vida saudável, as chances diminuem significativamente.
O Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo possui 4 oncologistas clínicos, mastologista, cirurgião oncológico, cirurgião de cabeça e pescoço e cirurgião torácico e radioterapeuta que atendem cerca de 30 pacientes por dia em cada ambulatório, de toda a macrorregião do sul do estado do Ceará e estados vizinhos.
Por Raiana Lucas
Miséria.com.br