Ministro entrega equipamento que vai restabelecer nivelamento das águas da transposição no Cariri
- 13/07/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: MDR
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entregou nesta quinta-feira (13), em Salgueiro (PE), o novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3. A estrutura, que integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, vai restabelecer o nivelamento de água dos reservatórios de Milagres e Jati, no Cariri.
A prioridade é que esses reservatórios estejam totalmente abastecidos para que, no momento de maior necessidade dos estados, a gente tenha água acumulada para poder disponibilizar para que as operadoras estaduais possam entregar para a população, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira.
De acordo com o MDR, o equipamento estava sem funcionamento desde outubro do ano passado, em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema e em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgaste nos rolamentos. As peças de reposição necessárias para o serviço de reconstituição para conserto e manutenção da motobomba custaram a R$ 2,2 milhões.
Estamos aqui para retomar o bombeamento da estação, que foi paralisado em outubro do ano passado. E, por determinação do presidente Lula, nós trabalhamos intensamente nesse semestre para que a estação voltasse a contribuir com a Transposição do Rio São Francisco, seguindo seu curso de levar água tratada a todas as pessoas na região, ressaltou o ministro.
As estações de bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. No Eixo Norte do Projeto São Francisco, existem três estações, com capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco, altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. A EBI-3 tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br