Testes rápidos e palestra educativa marcam encerramento da campanha Julho Amarelo no HRC
- 01/08/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Cícero Dantas/ Ascom HRC
O Hospital Regional do Cariri (HRC) encerrou as atividades referentes ao Julho Amarelo, mês de combate e conscientização das hepatites virais, na última segunda-feira, 31, com palestra educativa e testagem para hepatites B e C em acompanhantes e colaboradores.
O Julho Amarelo tem como objetivo alertar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento das hepatites e infecções virais que afetam o fígado. De acordo com a médica hepatologista e gastroenterologista do HRC, Liz Marjorie, as hepatites virais costumam ser doenças silenciosas, sem apresentar sintomas na sua fase inicial. Porém, em alguns anos, o quadro pode se agravar e evoluir para doenças graves, como cirrose ou até mesmo câncer hepático. A hepatologista ressaltou ainda que é importante o diagnóstico precoce, e as testagens para que a transmissão da doença seja contida.
A hepatite A é transmitida via fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já a Hepatite B é transmitida por via sexual e pelo contato com sangue contaminado, e a hepatite C, ocorre, principalmente, pelo contato com sangue.
Com apenas uma picadinha rápida e quase indolor, o teste rápido é capaz de diagnosticar a presença do vírus das hepatites virais B e C. Durante a ação, cerca de 50 testes foram realizados. Todos com resultado negativo. A campanha de conscientização e combate às hepatites virais se tornou permanente, com vigência durante todo o ano. A decisão foi tomada em julho deste ano, pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).
Por Redação
Miséria.com.br