Para evitar acidentes, pipeiros reivindicam local adequado para soltar pipa em Juazeiro do Norte
- 11/08/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Reprodução/ EPTV
As mortes recentes provocadas por linha de cerol no Ceará têm preocupado tanto pipeiros quanto a população em geral, sobretudo motociclistas, principais vítimas de acidentes com linhas cortantes. Esse tema, inclusive, chegou nessa quinta-feira (10) à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Dentre os assuntos debatidos esteve a construção de um pipódromo municipal.
Gardênia Magalhães, representante da Associação de Pipa Esportiva do Cariri (Apec), reivindicou um local apropriado para a prática esportiva. A intenção, segundo ela, é oferecer um local seguro para a prática esportiva, uma vez que acidentes com linhas cortantes têm aumentado neste período do ano.
Questionada sobre o uso de cerol por pipeiros, Gardênia disse que algumas pessoas resistem em utilizar o material, apesar da proibição. A gente tenta fazer a conscientização [de não usar]. A gente pede esse espaço exclusivo justamente para isso, porque nas competições eles precisam de linhas esportivas, e essas linhas são de um material diferente do cerol, mas possuem material cortante, explica.
A construção de um pipódromo em Juazeiro já está previsto em um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, em 2021. Além de tratar da disponibilização de um espaço adequado para empinar pipa, a matéria regula o armazenamento e transporte de linha esportiva restrito para maiores de idade e estabelece uma distância mínima de mil metros entre o pipódromo e rodovias públicas e de redes elétricas.
É possível soltar pipas sem o risco de acidentes com linha e cerol, sem causar danos à rede elétrica e sem colocar a segurança das pessoas em risco. Para contribuir com a prevenção desses acidentes, é importante a conscientização, que se praticada de forma correta e em lugares apropriados como o pipódromo, justifica o vereador William Bazilio Bilinha (PMN), autor da lei.
Além do risco a motociclistas, soltar pipa em local inadequado provoca danos à rede elétrica. No ano passado, por exemplo, Juazeiro do Norte figurou entre as cinco cidades cearenses mais afetadas com esse tipo de ocorrência. Conforme levantamento da Enel, 1.846 unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia afetado naquele ano.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br