Deputados do Cariri encabeçam ofensiva contra a Enel
- 03/02/2023

Foto: Divulgação
Ao tomarem posse na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na última quarta-feira (1º), os deputados Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT) defenderam a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Enel, empresa que possui contrato de concessão de energia elétrica no Ceará.
Na legislatura anterior, Fernando esteve à frente da comissão especial suprapartidária criada para analisar o contrato de concessão. A comissão foi formada após o anúncio de reajuste da tarifa de energia elétrica em 24,88%. Em dezembro do ano passado, o parlamentar disse ao Miséria que a empresa tem lucro estratosférico prestando um serviço de má qualidade. Nessa quarta (1º), ele reforçou que a prioridade do meu mandato "é tirar a Enel do Ceará".
"A prioridade do meu mandato é tirar essa Enel do Ceará. Essa empresa de péssima qualidade, que vem desrespeitando a população. Vou me esforçar para que o Ceará tenha uma concessionária que respeite o povo e que melhore a condição das vidas das pessoas, sobretudo no interior", afirmou o deputado antes da cerimônia de posse na Assembleia.
Guilherme, por sua vez, foi o responsável pela relatoria da comissão. No relatório lido por ele em dezembro do ano passado, a comissão recomendou a abertura de uma CPI para investigar a empresa, mas parlamentares sugeriram aguardar o início do ano legislativo para instaurar a CPI.
Com a nova legislatura iniciada nessa quarta, Landim afirma que vai solicitar a abertura da CPI "desde os primeiros dias" do novo mandato. "Nós vamos solicitar a abertura de uma CPI para que a gente possa esmiuçar e ter poder de polícia contra essa empresa que vem desrespeitando o povo do estado", afirmou.
Por Redação
Miséria.com.br