Projeto da URCA contribui com a produção de cardápios em Braille nos restaurantes do Cariri
- 13/09/2023

Foto: Reprodução
Como forma de possibilitar maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual, por meio de práticas de inclusão e em cumprimento da Lei 16.712 de acessibilidade, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (NUARC) está produzindo cardápios em Braille para restaurantes da região. A primeira experiência aconteceu na própria universidade, no Restaurante Universitário, e fora do ambiente de ensino em um restaurante de Crato.
De acordo com a professora e coordenadora do NUARC, Martha Milene, nenhum dos restaurantes que foram pesquisados ofereciam da prática de inclusão. Até então, pelos lugares já frequentados, não havia nenhum restaurante com o cardápio adaptado, afirma. A professora ainda destaca a importância dos restaurantes cumprirem a lei estadual, que obriga todo estabelecimento apresentar o cardápio em Braille.
O projeto é composto por pessoas com deficiência visual, no qual recebem uma bolsa para produzirem o material. Além da professora Martha, tem colaboração Braillista e bolsista Mábia Fernandes, pessoa com baixa visão, do revisor de Braille, Adson Germano, pessoa com cegueira. A iniciativa busca oportunizar ambientes mais acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão, produzindo materiais em Braille.
Miséria.com.br