AGU pede que 54 pessoas sejam condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
- 14/02/2023

A Advocacia Geral da União (AGU) efetivou nessa segunda-feira (13) os primeiros pedidos de condenação pelos atos antidemocráticos vistos no dia 8 de janeiro. O documento encaminhado pela AGU aos órgãos competentes aponta 54 pessoas, uma associação e uma empresa como partes passíveis de condenação. A advocacia também solicitou que sejam devolvidos aos cofres públicos um montante de R$20,7 milhões.
O valor apontado anteriormente diz respeito aos prejuízos causados pela destruição protagonizada ainda nos primeiros dias do ano. O montante é calculado pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Palácio do Planalto e pelas presidências do Senado e da Câmara. Os três poderes da República foram alvo de uma série de depredações e ataques taxados como terroristas.
Em um regime democrático, como no sistema brasileiro, contraria os costumes da democracia e a boa-fé a convocação e financiamento de um movimento ou manifestação com intento de tomada do poder, situação essa que evidencia a ilicitude do evento ocorrido", aponta a Advocacia Geral da União.
Lembra-se que até o momento a AGU já acionou judicialmente 178 pessoas. A entidade toma como preceito a percepção de que houve programação e preparação prévia para que os atos do dia 8 fossem concretizados.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br