TJCE autoriza busca e apreensão contra autoridades de Salitre; Prefeito era um dos alvos
- 01/02/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Reprodução
Na manhã desta quinta-feira (1), as policiais Civil e Militar conduziram uma operação conjunta na cidade de Salitre. Atendendo a um demanda expressa pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o desembargador Francisco Eduardo Torquato, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), autorizou busca e apreensão na prefeitura daquele município e em endereços ligados a uma série de autoridades da administração pública.
Segundo informações recentemente divulgadas, os agentes policiais precisaram arrombar a porta da prefeitura para conseguirem acessar as dependências do imóvel. Detalha-se que entre os alvos da operação estava o atual prefeito Dodó de Neoclides e o chefe de gabinete- e irmão do prefeito- Dorgivan Pereira da Silva. Outros secretários também foram alvos das ações deste quinta-feira, foram eles: Dorisvalda Pereira, Geórgia Pereira, Renato de Sousa Lima. Além do servidor comissionado Henrique Camargo da Silva, e de um conjunto de empresários.
Pontua-se, ainda, que a ex-tesoureira do município, Andressa Sousa Silva, também está listada entre os agentes que tiveram endereços visitados pelas forças de investigação. Explica-se que a ação busca e apreensão almeja averiguar a autoria e materialidade de crimes de corrupção cometidos contra a gestão pública de Salitre. Nessa linha, observa-se que de acordo com o despacho assinado pelo desembargador existiriam "inúmeros indícios" de práticas desta ordem efetuadas pelo prefeito Dodó de Neoclides e por seus familiares, já que eles ocupam cargos estratégicos na gestão.
Indica-se que a decisão interlocutória que autorizou a busca e apreensão deste 1° de fevereiro, também deu provimento ao afastamento temporário do prefeito do cargo e de todos os agentes públicos que foram instados na ação. Acrescenta-se, ainda, que a investigação seguirá por meio da quebra dos sigilos bancários e fiscal dos acusados.
Entenda o caso
Salienta-se que a Operação em destaque não foi cumprida apenas em Salitre, denominada de Aves de Rapina, agentes da Polícia Civil também cumpriram mandatos de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Iguatu, Solonópole, Quixelô e Cajazeiras(PB).
Pontua-se que as investigações apuram possível esquema de desvio de recursos. Nessa linha, indica-se que a investigação tem por direcionamento contratos da administração salitrense que podem atingir quase R$4 milhões. Na busca de hoje (1) foram apreendidos celulares, documentos e cerca de R$67 mil em espécie.
Miséria.com.br