Juazeiro do Norte: paciente diagnosticada com fístula liquórica pede ajuda para realizar cirurgia
- 10/04/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Guto Vital
A equipe de reportagem do site Miséria foi até o bairro das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, para conhecer o caso de Cícera Rejane da Silva, diagnosticada há um mês com fístula liquórica espontânea aberta.
A fístula é um canal que liga duas estruturas, as quais normalmente não deveriam estar interligadas. A formação pode servir de porta de entrada para infecções constantes e, por vezes, graves. No caso da paciente, a comunicação anômala não deveria existir entre o líquido cerebroespinhal (líquor que banha o cérebro), e a cavidade nasal. Fato que tem provocado vazamento do líquido pelo nariz.
De acordo com a irmã da Cícera Rejane, Marta Silva, o vazamento começou há pouco mais de um mês, de forma repentina. Acontece de repente, minha irmã amanheceu com esse vazamento. Chegamos a ir para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], onde diagnosticaram ela com uma simples coriza, comentou Marta.
Porém, com o vazamento não cessou, novamente as irmãs procuram um atendimento particular para um novo diagnóstico. O médico, na ocasião, definiu como fístula liquórica, onde seria necessário realizar um procedimento cirúrgico para corrigir a abertura com um dreno.
Cícero chegou a solicitar atendimento ao Hospital Regional do Cariri (HRC), mas não obteve êxito. De acordo com a auxiliar de produção, a tomografia estava sem funcionar à época. Infelizmente não podemos esperar o SUS para realizar essa cirurgia. Minha irmã já precisava está operada neste momento. É uma fístula que poderá provocar meningite , e precisamos realizar essa cirurgia com urgência, enfatizou Marta.
De acordo com Cícera Rejane, o valor da cirurgia é de R$ 14 mil . Atualmente ela conta com um valor de R$ 2 mil e pede ajuda a população para arrecadar o dinheiro para realizar o procedimento cirúrgico. Para ajudar, Cícero disponibilizou uma chave Pix no número: (88) 9 99298721, no nome de Cícera Rejane da Silva Batista.
Confira a matéria completa:
Cícero Dantas
Miséria.com.br