Em passagem pelo Cariri, Margareth Menezes recebe projeto de Leonardo de Luna
- 05/06/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Divulgação
Em passagem pelo Cariri para tratar de assuntos do Ministério da Cultura (MinC), a ministra Margareth Menezes esteve na noite desta terça-feira (4) em Barbalha, onde recebeu um projeto do cantor Leonardo de Luna.
O projeto chama-se Salve o Soldadinho. De acordo com o artista, a iniciativa surgiu a partir de uma canção que ele compôs com o produtor Jorge Hélio, e busca ampliar a percepção da sociedade para a necessidade da preservação do Soldadinho-do-araripe.
A partir do projeto e da música, surgiu o site salveosoldadinho.com.br, a fim de "alertar a sociedade a nível municipal, a nível da região do Cariri, a nível estadual e a nível nacional, quanto à necessidade da preservação da nossa biodiversidade, o habitado do Soldadinho do Araripe".
Sobre a expectativa, Leonardo de Luna espera "levar para as escolas, levar para nossa população, esse trabalho de conscientização, para que a gente possa também ter um uso racional da água. Reduzindo o consumo, e a gente preservar mais os nossos fontes de água, evitar as queimadas, minimizando a possibilidade dos incêndios, que nesse período de seca vai começar daqui a pouco, a partir de agosto, setembro, começa um período mais seco".
O artista destaca que existe uma linha de camisas com a temática da ave caririense, em que o valor arrecadado é destinado para a produção de um livro e de revistas.
Agenda da ministra
Nesta quarta-feira (5), às 19h, Margareth Menezes lança, junto à Universidade Federal do Cariri (UFCA), o projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe, na na Vila da Música, em Crato.
de acordo com o equipamento, a iniciativa é para promover e valorizar as artes e ofícios dos mestres e mestras da cultura como expressões e manifestações culturais brasileiras que devem ser transmitidas em ambientes diversos de educação, a partir do diálogo entre saberes tradicionais e saberes acadêmicos.
A ministra ainda deve ir à Nova Olinda.
Maurício Júnior
Miséria.com.br