Curso de tiros para o porte funcional da GCM em Juazeiro começou nesta segunda-feira
- 17/06/2024
- 0 Comentário(s)
Prefeito Gledson Bezerra e o secretário de segurança, Cláudio Luz, acompanharam a abertura do curso (Foto: Reprodução)
O curso prático de tiros com 70 membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro começou na manhã desta segunda-feira (17) no estande da Gun House Cariri na Rodovia Padre Cícero. É mais uma etapa visando garantir o porte funcional após 576 horas de capacitação teórica, avaliação psicotécnica e treinamento em seco a partir da empunhadura da arma. Agora, mais 126 horas só com pistolas quando cada guarda terá direito a 280 tiros e conforme tudo o que está previsto na legislação.
O prefeito Gledson Bezerra esteve presente para deflagrar essa nova etapa e até defendeu capacitações permanentes mesmo quando o porte for concedido. Observou ser um processo criterioso e lento diante da legislação bem exigente, mas uma preparação segura para que os profissionais possam colocar a arma na cintura. Ele citou, por exemplo, o curso psicológico dentre as etapas anteriores e esta atual que, também, possui caráter reprobatório.
O secretário de segurança, Cláudio Luz, acrescentou que os instrutores do curso são credenciados pela Polícia Federal que faz a fiscalização. Observou ser nova promessa cumprida pela gestão perante a Guarda Civil. Para o Comandante da GCM, Cesar Alves, o porte institucional é sonho antigo e necessidade real no serviço para promover a segurança pessoal do agente e da população em nome da paz social. Na sua opinião não há como fazer segurança sem a ferramenta primordial que é o armamento garantido pela lei. Ele avisou que os GCMs irão às ruas com armas, mas bem preparados.
Demontier Tenório
Miséria.com.br