Professores das universidades federais decidem encerrar a greve
- 24/06/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Nathália Cardim/Metrópoles
Após assembleia realizada nesta domingo (23), docentes das universidades federais decidiram encerrar a greve nacional. Por maioria, o grupo optou por aceitar a proposta de reajuste apresentada pelo governo federal, que deve ser assinada ainda esta semana, conforme o Ministério da Gestão.
Vale destacar que o reajuste só deve ocorrer em 2025 e 2026, visto que não há proposta para reajustar os salários dos professores para este ano.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) disse que as paralisações serão encerradas na quarta-feira (26), por decisão do comando nacional da greve, data em que o acordo será assinado.
O intuito é que todas as instituições possam retornar a atividades até o dia 3 de julho, no entanto, destaca-se que cada universidade tem autonomia para definir a volta às aulas.
A greve durou mais de 60 dias em algumas instituições. Até este domingo, docentes de 55 universidades federais ainda estavam em paralisão, de acordo com o Sindicato Nacional do grupo.
Professores e técnicos-administrativos de Institutos Federais também analisam o fim da paralisão e devem assinar o temos de acordo com o Ministério da Gestão na próxima quarta-feira.
Por fim, pontua-se ainda que os técnicos-administrativos vinculados às universidades federais, até então, não indicaram assinatura do acordo com o governo. As assembleias da categoria estão marcadas para esta segunda-feira (24) e para ao longo desta semana.
Maurício Júnior
Miséria.com.br