Carnaval 2023: Padre Cícero será advogado de Lampião no desfile da Imperatriz Leopoldinense
- 17/01/2023

'Padre Cícero' voando no carnaval de 2019 Foto: Sergio Moraes/Reuters
Protagonista em outros carnavais, o Padre Cícero Romão Batista fundador de Juazeiro do Norte , é um dos principais personagens no enredo deste ano da Imperatriz Leopoldinense, escola da divisão especial do carnaval do Rio de Janeiro.
Com enredo intitulado O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida, a escola de samba vai explorar a história de Lampião após a morte em 1938. Na sinopse divulgada pela agremiação, o Padim será o advogado do Rei do Cangaço, que pleiteia um lugar no céu.
De acordo com o compositor Miguel da Imperatriz, o samba é dividido em três partes: a primeira sobre a morte de Lampião. Na segunda o jagunço tenta entrar no inferno, mas é enxotado pelo diabo. Já na terceira ele roga ao Padre Cícero para entrar no céu. O Padim, porém, não consegue dar guarida para o Rei do Cangaço.
Ele vai para o céu tentar entrar após ser expulso do inferno. Obviamente, não foi deixado. Depois, Lampião entra escondido, em um balão, e vai pedir guarida, pedir proteção, rogar ao Padre Cícero, para ver se o santo conseguia botar uma pressão em alguém para que o Lampião pudesse entrar em algum lugar, explicou o compositor ao site Carnavalesco.
Lampião bem que tentou. Padim Ciço advogou. Mas São Pedro, o pé não arredou: és um sujeito malcriado e o diabo também não lhe quis. Desça daqui pra terra. Vá vagar pelo sertão. Torne-se assombração, mas suma, antes do fim do barulho de meu trovão, diz trecho da sinopse divulgada pela agremiação.
A Imperatriz entra na Sapucaí na segunda-feira, 20 de fevereiro, por volta de 1h da manhã, com transmissão ao vivo da TV Globo. O enredo deste ano é idealizado pelo carnavalesco Leandro Vieira.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br