Ceará realiza primeira cirurgia de mudança vocal em mulheres trans.

  • 06/11/2024
  • 0 Comentário(s)

Ceará realiza primeira cirurgia de mudança vocal em mulheres trans.

Foto: Isabelle Azevedo e Diego Sombra - Ascom Helv

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, realizou a primeira cirurgia de mudança vocal em uma mulher trans do Ceará. O procedimento agora faz parte do catálogo de cirurgias da unidade.

Também conhecida como cirurgia de feminização da voz, a glotoplastia de Wendler permite que mulheres trans tenham uma voz mais compatível com sua identidade de gênero, ajudando a reduzir a disforia e melhorando a qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora médica do Serviço de Otorrinolaringologia do Helv, Débora Lima, a cirurgia é realizada sem a necessidade de cortes externos, sendo complementada por sessões de fonoterapia antes e após o procedimento. "Com o auxílio de instrumentos especiais, como o microscópio, o comprimento da prega vocal é reduzido. São dados dois pontos para aumentar a tensão, diminuindo o comprimento e a massa das cordas vocais", explica a médica.

Solicitação


O encaminhamento para as cirurgias de feminização da voz é realizado por meio da Central de Regulação do Estado. O serviço da Sesa oferece suporte de uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, endocrinologistas, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras.

Para marcar a cirurgia, é necessário que as pacientes estejam em uso de hormonioterapia há pelo menos seis meses e em acompanhamento psicológico há pelo menos dois anos.


Miséria.com.br


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. SE NÃO FOR POR AMOR

Amado Batista

top2
2. Já Não Sei Mais Nada

Bruno & Marrone

top3
3. Passáro de Fogo

Paula Fernandes

top4
4. Chuva de Honestidade

Flávio Leandro com Cícero Mendes e Chico Justino

top5
5. Mozão

Lucas Lucco

Anunciantes