Samu Ceará recebeu quase 21 mil trotes em 2022
- 17/01/2023

Foto: Gov. do Estado do Ceará
Informações consolidadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (Samu) apontam que ao longo de 2022 foram registrados 20.910 trotes para o telefone de emergência médica. Quando contraposto à 2021 trata-se de uma redução de 32,8%. Contudo, o volume de trotes para o Samu ainda causa grande preocupação da direção do serviço.
Segundo relatos dos atendentes do próprio Samu, os trotes podem atrasar o atendimento para quem de fato está necessitando, muitas vezes pessoas que exigem atendimento imediato. Além disso, salienta-se que a prática desse tipo de ação incorre em crime previsto no Código Penal Brasileiro, podendo levar à prisão de 1 a 6 meses, além de multa.
O Samu explica que dispõe de parceria junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, a fim de tentar identificar os responsáveis por esse tipo de ato, bem como puni-los em face daquilo que é preconizado pela legislação vigente. O órgão detalha, ainda, que os atendentes passam por treinamento para buscar identificar o mais rápido possível as chamadas fraudulentas.
De modo específico, detalha-se que o maior número de trotes tende a coincidir com o período de férias escolares.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br