Forças de segurança do Ceará deflagram operação contra facção criminosa em quatro estados
- 25/02/2025
- 0 Comentário(s)

Foto: Cícero Oliveira - SSPDS
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/CE) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24), a operação "Heresia", visando desarticular um grupo criminoso com atuação interestadual. A ofensiva ocorreu simultaneamente em 29 municípios do Ceará e nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, resultando na prisão de 173 suspeitos.
Do total de mandados de prisão, 74 foram cumpridos em unidades prisionais cearenses, enquanto 99 atingiram foragidos da Justiça. Durante a operação, um indivíduo foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Além das capturas, foram cumpridos 216 mandados de busca e apreensão.
A ação contou com um efetivo de 1.110 agentes de segurança, que utilizaram 243 viaturas para executar as diligências. Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, a operação faz parte do programa "Ceará contra o Crime", que busca intensificar o combate às facções criminosas. Nosso propósito é combater sem tréguas todos os grupos criminosos que impactam na segurança do nosso Estado, afirmou Roberto Sá.
Durante as incursões, foram lavrados três autos de prisão em flagrante. Dois dos detidos já eram alvos de mandados de prisão, enquanto o terceiro foi capturado em flagrante. Eles foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Entre os itens apreendidos, estavam um revólver, uma pistola e uma quantidade de entorpecentes.
A operação, que também teve desdobramentos em outros estados, resultou na prisão de duas pessoas uma mulher de 29 anos e um homem de 20, em Teresina (PI). Já em Mossoró (RN), um homem de 51 anos foi capturado. Em Itajaí (SC), um suspeito de 22 anos também foi detido.
A Operação Heresia foi realizada de forma integrada pelas forças estaduais e federais, reunindo efetivos da Polícia Federal, Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), além de equipes da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.
Saulo Mota
Miséria.com.br