Cerca de 75% dos artesãos do Centro de Cultura Mestra Maria Cândido são mulheres
- 12/03/2025
- 0 Comentário(s)

Foto: Ascom / PMJN
Aproximadamente 75% dos artesãos cadastrados no Centro de Cultura Mestra Maria Cândido, em Juazeiro do Norte, são mulheres. Elas predominam a arte de bordar, de tecer e de transformar palhas ou pedras em itens que agregam sentimentalismo e cultura. Os dados são da Secretaria de Cultura do município.
Uma delas é Suênia Peixoto, fisioterapeuta, de 33 anos, que começou a produzir velas para utilizar nos atendimentos com massagem terapêutica integrativa.Então, comecei a produzir minhas próprias velas, e os clientes começaram a perguntar se eu vendia. Isso me instigou, e o mesmo aconteceu com os hidratantes. A partir disso, passei a comercializar os produtos, conta. Hoje, a fisioterapeuta e artesã produz e vende velas aromáticas, sabonetes artesanais e cosméticos corporais.
O Centro foi inaugurado em dezembro de 2024. Foto: Ascom / PMJN
Outra profissional, que trabalha com crochê, bordado, pintura, trançado em palha de milho e outras formas de artesanato é Mônica Estevão, de 56 anos. Faço todo tipo de arte que imaginarem, entre elas, flores para vender no Mercado Pirajá e pinturas em toalhas e colchas de cama, diz ao falar sobre sua fonte de renda.
De acordo com o diretor do Centro Cultural Municipal, Wagner Souza, a unidade tem pensando em estratégias para aperfeiçoar e dar mais visibilidade às produções femininas Uma atividade essencial para a economia local e para o nosso artesanato, afirma.
Os produtos das artesãs podem ser acessados no Centro de Artesanato, localizado na Rua José Barbosa dos Santos, s/n, Vila Fátima, em Juazeiro do Norte.
Bruna Santos
Miséria.com.br