Forças de Segurança do Ceará ganham reestruturação; Campos Sales e Brejo santo devem receber novos núcleos do Ciops

  • 01/04/2025
  • 0 Comentário(s)

Forças de Segurança do Ceará ganham reestruturação; Campos Sales e Brejo santo devem receber novos núcleos do Ciops

Assinatura aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Foto: Carlos Gibaja / Casa Civil

O Governador Elmano de Freitas (PT) assinou, na última segunda-feira (31), um decreto que regulamenta a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará. Os sete decretos apontam a criação de novos batalhões e comandos regionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), novos departamentos da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e células de inteligência no Estado. No Cariri, as cidades de Campos Sales e Brejo Santo devem receber novos núcleos da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Além da SSPDS, a nova regulamentação contemplará a Polícia Civil do Ceará (PCCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

De acordo com Elmano, a nova configuração, que busca ser mais descentralizada, é positiva. “Paralelamente aos decretos de hoje, estamos também iniciando os concursos para essas instituições. Essas mudanças não ficarão apenas nas intenções da lei, vamos implementar na vida real”, destacou o governador.

 

Foto: Reprodução[/c

O que muda?




  • Para a SSPDS será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.



    • A PMCE contará com quatro comandos operacionais, sendo um na Capital, um na Região Metropolitana de Fortaleza, um no Interior Sul e um no Interior Norte. Também serão implementados nove batalhões e 19 companhias ligadas a diversos batalhões.



      • A PCCE ganhará o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência.



        • O CBMCE também ganhará novos batalhões, como o de Salvamento Marítimo (BSMar) e o de Prevenção Institucional (BPI). Também serão criadas novas coordenadorias.



          • A Pefoce contará com a criação de três Coordenadorias de Perícias Regionalizadas: Sul, Norte e Central. Além disso, serão implementadas dez células de gestão nos núcleos do Interior, 23 novos núcleos de Perícia e quatro novas coordenadorias na Sede: Inteligência, Custódia, Vestígios Forenses e Segurança da Informação e Desenvolvimento Institucional.



            • A Supesp terá duas novas diretorias e gerência. Espera-se que, com o novo ganho de pessoal, as investigações aconteçam com maior rapidez.



              • A Aesp terá uma atuação mais focada na formação continuada e específica, resguardando as peculiaridades de cada instituição.
              • Bruna Santos
                Miséria.com.br

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. SE NÃO FOR POR AMOR

Amado Batista

top2
2. Já Não Sei Mais Nada

Bruno & Marrone

top3
3. Passáro de Fogo

Paula Fernandes

top4
4. Chuva de Honestidade

Flávio Leandro com Cícero Mendes e Chico Justino

top5
5. Mozão

Lucas Lucco

Anunciantes