Silvio Almeida, ministro de Direitos Humanos, defende indicação de mulher negra para o STF
- 10/03/2023

Foto: Matheus W. Alves
O Ministro Silvio Almeida, titular da pasta de Direitos Humanos do governo Lula (PT), afirmou na última quarta-feira (8) que é de importância central que uma mulher negra assuma uma das vagas que serão abertas no Supremo Tribunal Federal (STF). Silvio defendeu que objetivamente não há hoje uma pessoa negra discutindo as questões raciais na Suprema Corte brasileira.
Estamos discutindo uma tese central sobre a questão racial no Brasil, como ministros e ministras do mais alto gabarito, pessoas que têm compromisso em tornar o Brasil um país mais justo. Mas, efetivamente não temos nenhuma pessoa negra discutindo a questão racial aqui no plenário, apontou Almeida.
As declarações do ministro de governo foram dadas a partir de um comentário de Edson Fachin, membro do STF, que ao cumprimentar as colegas de corte pelo dia Internacional da Mulher abriu a possibilidade de uma mulher negra integrar o Supremo nacional, o que seria um fato inédito.
Neste ano duas vagas serão abertas no STF, com as aposentadorias do ministro Ricardo Lewandowki, e da atual presidente da corte, ministra Rosa Weber.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br