Lula exonera militares ligados à Presidência da República
- 17/01/2023

A edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial da União trouxe a exoneração de 56 militares diretamente ligados à Presidência da República. Na lista aparecem nomes que integravam a Coordenação Geral de Operações de Segurança Presidencial e do Departamento de Segurança Presidencial, órgãos ligados aos Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Não há relatos expressos dos motivos que levaram o presidente a optar pela exoneração. Contudo, a ação foi tomada após dois contextos relativos à administração e a segurança dos palácios. O primeiro foi a exposição por parte da primeira-dama, Rosangela Silva, dos estragos encontrados no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do executivo nacional. E o segundo, os atos antidemocráticos visto no dia 8 de janeiro e que culminaram com a invasão às sedes dos três poderes da República.
A lista de exonerados também alcança militares que trabalhavam no Escritório de Representação da Presidência da República no Rio de Janeiro, além do Coordenação de Eventos da Presidência. De modo geral, salienta-se que os militares dispensados são de baixa patente.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br