BPMA captura jiboia e apreende aves em Juazeiro e Missão Velha, além de armas em Caririaçu
- 20/03/2023

Muitos animais silvestres foram devolvidos à natureza em Potengi e militares do BPMA apreenderam várias armas em Caririaçu e capturaram uma jiboia em Juazeiro. Fotos: Reprodução
Muitas ações foram desenvolvidas por militares do BPMA neste final de semana na região do Cariri, incluindo captura e apreensões de animais silvestres, além do recolhimento de armas. Tudo começou com a soltura de 30 animais silvestres que estavam em quarentena na ONG BiodiverSe em Crato. No Museu Casa dos Pássaros em Potengi foram soltos Periquitos da Catinga, Rolinhas, Tuin, Cancão, Jacu, Bico de Osso, Sofreu, Golinha, Campina, Canário, Bigode, Tipiu e uma serpente Jiboia arco-íris.
Já na noite de sábado militares da Polícia Ambiental estiveram no Sítio Serra do Goes em Caririaçu após denúncias sobre a caça de animais silvestres perto de uma pedreira. No local, se depararam com o ponto de espera dos caçadores e uma cabana improvisada, encontrando seis armadilhas prontas para capturar animais as quais foram desarmadas pelos militares. Eles apreenderam ainda oito espingardas dos caçadores 42 cartuchos calibre 36 e seis recipientes com pólvora, chumbo e espoletas.
Na manhã deste domingo, porém na feira de pássaros que funciona na Avenida Carlos Cruz (Franciscanos) os PMs apreenderam oito aves que estavam à venda no caso quatro Vimvins, Galo de Campina, Canário, Azulão e Crispim. Pouco depois, a mesma patrulha esteve na Rua Caminho do Horto (Socorro) em Juazeiro após ser acionada pelo morador Luciano Monteiro. Ele informou sobre uma Jiboia circulando na área a qual terminou capturada pelos policiais e entregue à ONG BiodiverSe no Crato.
No início da militares do BPMA estiveram numa área da Chapada Nacional do Araripe no Sítio Gameleira dos Machados (Distrito de Jamacaru) na zona rural de Missão Velha. Eles souberam que um homem identificado apenas pelo apelido de "Dedé de Padre Preto" criava aves silvestre e possuía arma. No imóvel e nos arredores, os policiais recolheram várias gaiolas e apreenderam 16 pássaros, sendo quatro Abre Fecha, três Azulões, três Golas, dois Sabiás, dois Campinas, Bigodeiro e Caboclo.
Por Demontier Tenório
Miséria.com.br