BNDES aprova financiamento para parques eólicos no Nordeste
- 03/04/2023

Foto: Reprodução
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve comunicar oficialmente nesta segunda-feira (3) o financiamento de quatro novos parques eólicos no Nordeste brasileiro. O montante aprovado é de cerca de R$907 milhões, e será voltado à construção de parques no Rio Grande do Norte, que já vem reduzindo acentuadamente a sua dependência da energia hidroelétrica.
De acordo com o banco, o empreendimento formará o Complexo Eólico Umari, localizado nos municípios de Monte das Gameleiras, São José do Campestre e Serra de São Bento. A capacidade instalada deverá alcançar 202,5 MW.
O financiamento em destaque aproxima-se de 70% do valor necessário para a construção do empreendimento, já que o montante total a ser investido é de R$1,315 bilhão. No que tange ao processo construtivo, indica-se que a perspectiva é que o início das operações ocorra em agosto de 2024. Essa geração de eletricidade poderá atender até 500 mil domicílios.
Devido às condições de vento favoráveis, o Nordeste é uma das áreas mais procuradas e propicias para geração de energia através dos ventos, estados como Ceará e Rio Grande do Norte são exemplos nacionais neste processo.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br