No Cariri, organização médica realiza correção de fissura labial e fenda palatina de forma gratuita
- 03/04/2023

Foto: Reprodução
No mês de maio, a organização médica Operação Sorriso realiza mais um programa de correção de fissura labial e fenda palatina na região do Cariri. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 50 cirurgias, todas gratuitas.
A pré-seleção de pacientes acontece até 25 de abril, todas as terças-feiras a partir das 8h no Ambulatório Clínico da Unileão, em Juazeiro do Norte. É necessário apresentar documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes (realizados até no máximo três meses antes), caso tenham.
Todas as pessoas com fissura labiopalatina, de qualquer idade, podem participar da pré-seleção. A triagem acontece no dia 01 de maio na UBS João Cabral 9/39 e os pacientes selecionados passarão por cirurgias com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo em Barbalha/CE, a partir do dia 3 de maio.
A equipe conta com um time de mais de 60 voluntários da área da saúde do Brasil e de outros países, entre médicos, enfermeiros, anestesistas e outros profissionais de saúde.
Desde o primeiro programa na região, foram atendidas mais de 330 famílias, sendo 194 cirurgias realizadas e mais de 3.000 consultas médicas gratuitas oferecidas.
Esta edição do Programa Cirúrgico do Cariri tem parceria o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, a Secretaria de Municipal da Saúde de Juazeiro do Norte e a UNILEÃO e conta com o apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, da Operation Smile International, da Azul Linhas Aéreas, da Cristália, da Johnson&Johnson, da Eco Diagnóstica, do Instituto Apoio à Criança com Câncer e da Associação Comunitária Lucas Dantas.
Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio fendido e fenda palatina. A Operação Sorriso chegou ao Brasil em 1997, e, desde então, já realizou 5.834 cirurgias gratuitas no país para crianças, adultos e idosos nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a ONG trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais escasso. Para saber mais sobre a organização, acesse operacaosorriso.org.br.
Como ajudar
Quem quiser contribuir, pode fazer doações financeiras pelo site www.operacaosorriso.org.br Também é possível doar por meio de PIX ou de depósito direto em conta para:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú 341 / Ag: 8729 / C/C: 23082-4
Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito por meio do endereço contato@operationsmile.org.
Por Redação Site Miséria
Miséria.com.br