Secretários do Nordeste conhecem programas e projetos das políticas de Assistência Social e Infância no Ceará
- 24/04/2023

Foto: Governo do Ceará
A secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, recebeu, na última terça-feira (18), representantes da Assistência Social da região Nordeste com o objetivo de apresentar programas e projetos de políticas de Desenvolvimento Social e da Infância que vêm transformando a vida de milhares de cearenses nos últimos anos.
Os secretários que estiveram presentes fazem parte do Consórcio Nordeste, uma iniciativa de integração entre os noves estados da região que trabalha a implementação coletiva de políticas públicas. Participaram da visita, gestores do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.
Onélia Santana destacou que a Assistência Social tem se consolidado como uma luta coletiva no Nordeste, e que esta política, tão essencial às famílias em situação de vulnerabilidade, vai se expandir cada vez mais e atender um número ainda maior de famílias e crianças no Ceará. A programação se estendeu até a quarta-feira (19) com visitas aos equipamentos sociais como Casa da Criança e do Adolescente, Complexo Social Mais Infância, programa Mais Nutrição e a Cidade Mais Infância.
Hoje estamos dividindo com os gestores de outros estados do Nordeste a nossa experiência à frente das políticas da Assistência Social e do Programa Mais Infância Ceará, que tem funcionado como um grande guarda-chuva, englobando programas de combate ao desperdício de alimentos, a exemplo do Mais Nutrição, e espaços educativos e de lazer como os Complexos Mais Infância., destacou a secretária.
Poliana Dutra, secretária do Desenvolvimento Humano da Paraíba, pontuou que a troca de experiências com os outros estados do Nordeste está sendo muito rica e que o Ceará tem muito a ensinar sobre políticas de assistência social.
O Estado do Ceará tem um modelo de trabalho na primeira infância que é inspiração não só para o Nordeste, mas para todo o País. O Ceará mostra com seus resultados que priorizar a infância em todas as etapas é essencial para garantir o desenvolvimento das crianças e estar aqui hoje é uma inspiração para que possamos implantar também na Paraíba um modelo tão bem sucedido, frisou a gestora.
[caption id="attachment_157415" align="alignnone" width="601"] Foto: Governo do Ceará[/caption]
Por Clara Karimai
Miséria.com.br