Acusados de crimes em Barro estão cuidando do meio ambiente num projeto de ressocialização
- 11/05/2023
- 0 Comentário(s)
Apenados estão cuidando do meio ambiente em Barro (Foto: Reprodução)
Uma iniciativa da Comarca de Barro denominada Ressocialização Verde vem obtendo repercussão positiva na região do Cariri. Apenados pela justiça do município estão cuidando do meio ambiente como forma de ressocialização e preservação ambiental. O projeto consiste no direcionamento de apenados que estejam cumprindo pena de prestação de serviço à comunidade para trabalhos na Secretaria de Meio Ambiente.
Eles recebem capacitação para jardinagem, plantio de árvores, reestruturação de canteiros, em praças, vias públicas e escolas. A ideia partiu do juiz titular da Comarca de Barro, Luzinaldo Alves Alexandre da Silva, que estabeleceu parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público. Segundo o magistrado, o projeto vem sendo executado de forma integrada, como política pública de interesse social.
Conforme explicou, a ideia nasceu da intenção de unir duas importantes temáticas que são a ressocialização do apenado e o meio ambiente. Além disso, o sentenciado ganha qualificação para o exercício de uma nova atividade, a qual poderá ser utilizada em sua vida pessoal doravante. No final das contas, a comunidade sai beneficiada com a prestação do serviço gratuito, recebendo uma cidade mais arborizada, com praças e canteiros públicos limpos e bem cuidados.
Segundo o juiz, os apenados são selecionados em observância aos critérios da execução penal e direcionados ao projeto que garante ainda o fardamento. Já o município se encarrega de remeter, todos os meses ao poder judiciário, a frequência e desempenhos individuais para fins de análise qualitativa e quantitativa das atividades e acompanhamento da evolução da execução da respectiva pena. A iniciativa começou este mês reunindo 13 apenados, com expectativa de ampliação.
Por Demontier Tenório
Miséria.com.br