Saiba como surgiu o Dia das Mães e por que a data varia no mundo
- 14/05/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Getty Imagens
Desde a Grécia Antiga, as figuras maternas como as deusas da fertilidade e da maternidade eram celebradas em festas especiais, mas a comemoração como conhecemos foi estabelecida somente em 1914, nos Estados Unidos.
A história começou em 1905, quando a professora americana Anna M. Jarvis perdeu sua mãe e, profundamente deprimida, resolveu lutar por uma data que homenageasse o sentimento materno. Assim, Anna passou a escrever cartas para autoridades, solicitando uma data oficial para comemorar o dia das mães.
Primeiramente, a data estabelecida foi o dia 10 de maio, um dia após a data de aniversário da morte de sua mãe, mas somente em 1914, a data foi oficializada pelo então presidente Woodrow Wilson, e sendo transferida para o segundo domingo de maio.
Brasil
"O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana."
O texto do decreto de número 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas foi publicado em 5 de maio de 1932 e estabelece a data no Brasil.
De acordo com pesquisadores, a comemoração foi uma cópia dos Estados Unidos, pois apesar de sua oficialização em 1932, só foi consolidada na época do regime militar de 1964 a 1985.
Com o passar dos anos, a data ganhou forte apelo comercial e até hoje é a segunda data mais importante do comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal.
Pelo mundo
O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio também nos países África do Sul, Chile, China, Dinamarca, Austrália, Itália, Japão, Cuba, Venezuela, Finlândia, Bélgica e outros.
Em Portugal, a celebração ocorre também no mês de maio, mas no primeiro domingo, assim como em Angola, Moçambique, Espanha, Cabo Verde, Hungria e Lituânia. Na França e Suécia, a data é lembrada no último domingo de maio.
Já na Noruega, a comemoração acontece no segundo domingo de fevereiro.Na Argentina e na Bielorrússia, o que vale é o terceiro domingo de outubro.
Em países como a Palestina e o Líbano, o costume ancestral é preservado e o Dia das Mães coincide com o primeiro dia da primavera.
Também existem países que estabeleceram datas fixas para o dia. Na Bolívia, por exemplo, é dia 27 de maio. Rússia, Sérvia, Montenegro, Romênia e Bulgária preferem o 8 de março, em consonância com o Dia Internacional da Mulher.
Egito, Síria e alguns países árabes homenageiam as mães em 21 de março. Na Eslovênia, em 25 de março. Bélgica e Costa Rica em 15 de agosto, mesmo dia em que católicos celebram a Assunção de Nossa Senhora.
Por Yanne Vieira