Caso Vini Jr: diplomacia brasileira cobra explicações e pede que atitudes de combate ao racismo sejam adotadas

  • 22/05/2023
  • 0 Comentário(s)

Caso Vini Jr: diplomacia brasileira cobra explicações e pede que atitudes de combate ao racismo sejam adotadas

Foto: Divulgação

A diplomacia brasileira vem articulando desde o domingo (21) para que ações efetivas sejam tomadas no âmbito da Liga Espanhola de Futebol (La liga). A interação oficial se dá depois de casos repetidos de racismo contra o jogador do Real Madrid, o brasileiro Vini Jr. Nesse domingo (21), Vini foi vítima da oitava agressão racista, apenas na atual temporada. Desta vez, o atleta brasileiro foi chamado de 'macaco' por torcedores do Valência, time contra o qual o Real Madrid disputava uma partida.

De acordo com informações da jornalista Andreia Sadi, do portal G1, o Itamaraty irá chamar oficialmente a embaixadora da Espanha no Brasil para que explicações sejam dadas. E nesta segunda-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que está em contato com autoridades espanholas, incluindo a vice-presidente do país. Ela observou, ainda, que o governo brasileiro irá notificar oficialmente os órgãos da Espanha para que atitudes práticas de combate ao racismo e a xenofobia sejam adotadas.

Durante a entrevista, Anielle foi enfática ao dizer que já vem dialogando também com o ministério da Igualdade da Espanha. Pontua-se que o Governo brasileiro soltou no início desta segunda uma nota oficial que presta solidariedade a Vini Jr, e também cobra ações do governo espanhol, e das entidades do Futebol, a nota cita nominalmente a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a Federação Espanhola (La Liga). A íntegra da nota está disponível no final deste texto.

Ainda durante conversa com jornalistas, a ministra da Igualdade Racial disse que é inadmissível que se tente culpabilizar o atleta, como tentou fazer o presidente da La Liga, Javier Tebas. Alguns veículos de comunicação do país europeu também adotaram uma narrativa que chegava a colocar o jogador como culpado pelas agressões sofridas, todas as posturas foram duramente criticadas.

Ressalta-se que, Brasil e Espanha assinaram em 10 de maio um acordo bilateral de combate a xenofobia e ao racismo.

Veja a nota divulgada pelo governo brasileiro:



"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.



Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo.



Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.



O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes."

Por Paulo Junior
Miséria.com.br


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. SE NÃO FOR POR AMOR

Amado Batista

top2
2. Já Não Sei Mais Nada

Bruno & Marrone

top3
3. Passáro de Fogo

Paula Fernandes

top4
4. Chuva de Honestidade

Flávio Leandro com Cícero Mendes e Chico Justino

top5
5. Mozão

Lucas Lucco

Anunciantes