Após afastamento de juiz, Gabriela Hardt assume processos da Lava Jato
- 23/05/2023
- 0 Comentário(s)
Foto: Enéas Gomez
A juíza Gabriela Hardt assumiu nesta terça-feira (23) os processo da Operação Lava Jato em Curitiba. A magistrada já havia atuado como juíza substituta no período em Sérgio Moro era o titular dos casos no Paraná. Hardt retorna aos processos após o Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) afastar temporariamente o juiz Eduardo Appio dos casos.
Appio foi afastado depois de uma ação impetrada pelo desembargador Marcelo Malucelli, que deixou a relatoria de processo da Lava Jato há cerca de um mês, quando se tornou público que ele mantinha uma relação de proximidade com o hoje senador da República, Sérgio Moro (UB). Marcelo atuava como revisor em segunda instância das decisões de Appio, o desembargador chegou inclusive a anular uma das definições feitas pelo juiz de primeiro grau.
Pontua-se que a definição pelo afastamento temporário do juiz tomou como base a suspeita de que ele teria tentado com o filho do desembargador com intuito de confirmar o parentesco entre eles. Na ligação, Appio se identifica como servidor do setor de saúde da Justiça. João Malucelli tem um escritório de advocacia em sociedade com Sérgio Moro.
A decisão do TRF4 considera que análise preliminar a voz da pessoa que ligou para João assemelha-se em demasia com a do juiz de primeira instância, por isso, definiu o afastamento temporário. Eduardo Appio terá quinze dias para apresentar sua defesa.
Enquanto isso, Gabriela Hardt seguirá como titular dos casos, ela já proferiu, inclusive, a sua primeira decisão. Hardt incluiu o Ministério Público Federal (MPF) na petição que investiga a o suposto uso de escutas ilegais na cela onde o doleiro Alberto Youssef ficou preso no início das investigações da Lava Jato.
Por Paulo Junior
Miséria.com.br